sábado, 23 de setembro de 2017

VISITA AO POSTO ADMINISTRATIVO DE CHIPERA

Visita ao Posto Administrativo de Chipera.
13 de Junho, segunda-feira.
Partimos bem cedo em direcção a Chipera, posto administrativo, situado na zona sul do Distrito da Marávia, distante 90 km de Fingoè., acompanhados do catequista Elias Stevene de Fingoè, formado no Centro Catequético do Guiúa. A estrada é boa durante os primeiros quilómetros, até Chibovo, mas daqui até Chipera já se anda com dificuldade. Atravessámos as poucas aldeias existentes no caminho parando em alguma...s para saber da existência de católicos. Nesta região sul a Igreja Católica está ausente, predominando as várias seitas Mazione. Questionadas sobre este assunto, algumas pessoas, entre as quais o chefe da aldeia de Mucasse, referiram que seria interessante que a Igreja Católica marcasse presença pois os Mazione estão muito ligados à tradição do passado e aos espíritos.

Chegamos por volta do meio-dia a Chipera, perto da albufeira do rio Zambeze. A paisagem muda de fisionomia e de cor. É uma zona seca e pedregosa onde predomina a vegetação rasteira e espinhosa e os embondeiros são omnipresentes. O posto administrativo nasceu à volta do importante quartel militar da tropa colonial portuguesa. Aqui, sucessivas unidades militares asseguraram a protecção de retaguarda. das investidas dos militares da Frelimo vindos das bases do norte da Maravia, aos trabalhos da barragem de Cabora Bassa, nomeadamente o BCaç 3843 e outros.
Foi junto ao quartel, cujas estruturas estão abandonadas, que celebrámos a Missa com um grupo de animadores vindos das comunidades ribeirinhas do Zambeze (Finzi, Dirilhe, Mependezi e Ciringa) e que até há algum tempo atrás eram acompanhadas pelos padres da Paróquia do Songo. Em Chipera não existe comunidade católica. Os únicos católicos são alguns professores e outros funcionários públicos oriundos de outras regiões de Moçambique. Com muita simplicidade celebrámos a Eucaristia naquele lugar improvisado. Com os catequistas presentes falou-se da necessidade dos católicos das duas comunidades se empenharem na abertura de uma comunidade católica em Chipera. Os missionários da Consolata prometeram colaborar através de visitas mais prolongadas para contactarem com a população e fazerem assim a proposta evangélica. Regressámos a Fingoé já de noite.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O BCaç 3843 agradece o seu comentário.