terça-feira, 27 de outubro de 2009

Como tudo começou.

Estávamos em Abril de 1970, o ano de todas as decisões, ou eu ia para a tropa ou seguiria os estudos, com vista a uma formação académica na área da engenharia.
Quando cheguei a casa, depois de ter ido efectuar a matricula para prosseguir os estudos no Instituto Superior Técnico de Coimbra, lá estava a carta a convocar-me para servir o País! Como tinham falta de homens e não havia mais ninguém, chamaram-me logo a mim, pois claro! Em 7 de Abril fui presente para a frequencia do 1º ciclo co Curso de Sargentos Milicianos.
Regimento de Infantaria 5
A foto abaixo refere-se à tradicional foto de grupo, que neste caso foi tirada no Regimento de Infantaria 5, em Caldas da Rainha em 1970 (Abril, Maio e Junho). Apesar de estar a residir nas Caldas na época, fui obrigado a passar todo o tempo no quartel por ordem expressa do meu comandante de companhia, um senhor chamado Morais. Uma figura muito pouco simpática que farejava sempre a possibilidade de amesquinhar os instruendos. Não me vou alongar sobre este assunto, porque fui bastante prejudicado por ele. Soube posteriormente quando já estava em Moçambique que ele tinha morrido passados alguns dias de ter chegado a Angola.


Finalizada a fase de aprendizagem, onde nos foram ministrados ensinamentos básicos de disciplina, espírito de grupo, etc., etc., fomos reencaminhados para novas paragens onde iríamos aprender uma especialidade.
Findo o curso fiquei apto para frequentar o 2º ciclo do CSM em 21 de Junho.

Francisco Dores comentou...
Amigo Pessa :
Um ano mais tarde fiz exactamente o mesmo percurso. Depois fui dar uma recruta ao RI13 (Vila Real), depois RI1 Amadora, dei uma especialidade e formei batalhão.

3 comentários:

  1. Amigo Pessa :

    Um ano mais tarde fiz exactamente o mesmo percurso.

    Depois fui dar uma recruta ao RI13 (Vila Real),
    depois RI1 Amadora, dei uma especialidade e formei batalhão.

    Francisco Dores

    ResponderEliminar
  2. Dois anos mais tarde, fiz o mesmo percurso militar e a mesma especialidade. Estive nos Açores, dei uma especialidade no RI6 e formei o Comando de Agrupamento 6006 no RAL1. Estive também em Moçambique em Tete e Nampula moro em Barcelos e por coincidência conheço dois elementos do vosso B.Caç. 3843 o Carvalho e o Correia. Gostei do teu trabalho. Um abraço
    João Fernando

    ResponderEliminar
  3. Gostava de reencontrar uns amigos do segundo turno do ano 1975 em Tavira Cisma .
    Um abraço !
    Domingos Silva (Areosa)

    ResponderEliminar

O BCaç 3843 agradece o comentário.