sábado, 23 de abril de 2011

40 ANOS DEPOIS

21 de Abril de 1971
Para muitos esta data, é mais uma entre muitas, mas para um ex-combatente do BCaç 3843, é algo de significativo, que por mais anos que viva jamais esquecerá.
Foi neste dia 21 de Abril de 1971, que o Batalhão de Caçadores 3843, embarcou rumo a terras de Moçambique, no paquete português "NIASSA".
Muitas foram certamente as fotografias tiradas na altura do embarque e muitas foram também as saudades que ficaram. Por isso estas imagens jamais serão apagadas da nossa memória.
Esta fotografia cedida pelo nosso camarada Castro Vera, demonstra claramente toda a expectativa daquele momento. Muitas lágrimas, uma enorme angústia naqueles que partiam e certamente uma enorme ansiedade no coração dos que ficavam.
A fotografia seguinte (já publicada) demonstra inequivocamente todo aquele ambiente de sofrimento que se vivia naquele momento.
Por mero acaso uns meses mais tarde, um camarada veio ter comigo e deu-me esta fotografia, onde pude ver claramente o ar resignado do meu pai que via partir o seu único filho homem, para uma guerra, da qual não sabia, tal como todos os outros, se o seu filho iria regressar um dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O BCaç 3843 agradece o seu comentário.